sexta-feira, 20 de maio de 2011

LIBERDADE SEMPRE, E AGORA

Com relação à atual luta que se trava pela manutenção da liberdade religiosa e da liberdade de expressão no nosso país, posso dizer que existem pessoas que para preservarem a própria vida (ou conveniências), estão dispostas a abrir mão da liberdade. Mas também existem outras que para preservarem a sua liberdade são capazes de perder a própria vida.

No primeiro caso se encontram representados os omissos, os conformistas e os covardes. Alguns desta estirpe gostam de se autonomear como “sensatos”, o que é apenas um eufemismo para “oportunistas”. Estes geralmente têm vida longa, em proporção inversa do legado que “não” deixam. Um exemplo bem típico aqui na Bahia é o de um antigo e poderoso "cacique" da política, falecido recentemente.

O segundo caso contempla a conduta típica dos corajosos, dos revolucionários e dos que amam a justiça (divina inclusive). Geralmente são descritos pelos outros como sonhadores e imprudentes, não obstante a história sempre lhes reservar um indelével papel sobre o epíteto de “libertadores” (do corpo, da alma ou do espírito). Também aqui na Bahia um lapidar exemplo: CASTRO ALVES.

No Brasil de hoje, o primeiro grupo representa a perpetuação do atraso e da aniquilação dos valores éticos mais elevados, enquanto se consagra, em verdade, apenas a o vírus da leniência moral. É a turma da “Maria vai com as outras”, sempre em busca de uma “boquinha” para se “ajeitar” e ficar “de bem” com os poderosos. Hoje estão muito bem retratados pelos arautos da Nova Era Internacional (New Wold Order) a ditar regras anti-religiosas, e a querer “calar” (no grito e/ou na força de um Estado vendido) os milenares valores democráticos e cristãos que formam o cabedal axiológico ocidental, desde sempre.

No outro grupo viceja uma minoria guerreira e inconformada com os ataques autoritários aos valores culturais e democráticos do povo e da nação. São homens e mulheres movidos por um ideal de liberdade e pela coragem de permanecerem fiéis às suas consciências. Não se melindram com as severas ameaças de mordaças e prisões daqueles que usam sem pudor, o aparato político e/ou jurídico (que deveria ser democrático e neutro) para privilegiar e/ou prejudicar ideologias políticas e religiosas.

Quem é cristão, e crê na Bíblia como regra de valor e fé, hoje em dia no Brasil é quase visto como um proscrito, uma “ameaça”, tão só por se manterem fiéis à sua identidade ideológica e afirmar os seus valores religiosos e culturais íntimos. Tal discriminação é um atentado à ordem constitucional, em qualquer Estado de Direito que se respeite. Isto abre um perigoso precedente com relação às outras religiões também.

Fica aqui o alerta. Já assistimos antes a esta história de tentar “calar cristãos,” e o final nunca é feliz.

Belcorígenes de S. Sampaio Júnior.
(Prof. de Teoria do Direito e Direito Constitucional).

20 de maio de 2011

_____________________________________________________
VIDE: http://www.olavodecarvalho.org/semana/mamar.htm

.

Um comentário:

  1. "Quem é cristão, e crê na Bíblia como regra de valor e fé, hoje em dia no Brasil é quase visto como um proscrito" Isso não é so no Brasil é no mundo todo, na HBO tem um programa apresentado por um "comediante" chamado Bill Maher, que é um total falta de respeioto os Crentes, Quando falo Crentes é no sentido âmplo independente de denominação. E com isso mais uma vez se cumprem as escrituras. 2Timoteo Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO.
MENSAGENS AGRESSIVAS OU ANÔNIMAS SERÃO ELIMINADAS.