domingo, 5 de fevereiro de 2012

POR AMOR A LIBERDADE (Uma breve reflexão)

Por Belcorígenes de Souza Sampaio Júnior

Sou um amante da LIBERDADE e em razão disso devo respeitar qualquer pessoa que viva ou pense diferente de mim, em qualquer área da sua vida. Eu, por exemplo, já fui ateu e hoje sou convictamente cristão. Assim, admito qualquer tipo de divergência nesta seara. Por outro lado, entendo também ser pura perda de tempo tentar "convencer" pessoas autônomas sobre qualquer coisa, afinal "quem tem sede busca."

Não amo o debate pelo simples debate. Detesto a retórica em questões de liberdades éticas, como também detesto a ronda de consciências. Pessoas que vivem deliberadamente a provocar outras são prepotentes, ou inseguras e frustradas. Aliás, escolha é a palavra chave aqui: tudo é uma questão de ESCOLHA e atualmente eu escolho muito bem aqueles que vão participar da minha vida na condição de amigos. Neste grupo, não me importa as opções religiosas ou ideológicas professadas, mas sim o caráter íntegro de quem as cultiva.

O melhor traço de caráter que aprecio é sensibilidade com a liberdade alheia de crer no que quiser. Não invado este espaço de autodeterminação pessoal e não tenho que suportar ninguém que tente invadir o meu próprio espaço cognitivo, pelo simples fato de que sou LIVRE.

Posso aceitar que pessoas não concordem comigo e que até se aborreçam com a minha fé, inclusive na condição de ex-ateu conheço TODOS os argumentos neste sentido. O que não aceito é que alguém tente posar, e se impor, como inteligente ou superior, tão somente pelo fato da sua opção religiosa, ideológica ou intelectual (laica ou não). Não tenho tempo, e nem mesmo espaço, na minha vida para tais posturas arrogantes.

.

2 comentários:

  1. Olá Belcorígenes,tudo bom?

    Seu blog é muito interessante em todos os aspectos, entretanto eu posso destacar a sua linguagem simples o que torna-o mais atrativo e próximo ao povo. Em meu blog também escrevo e penso igual a você: respeitar às diferenças é muito importante!!
    Será um prazer estudar com o mestre em Filosofia do Direito na UCsal, é uma pena que essa greve da PM venha causando esse transtorno na sociedade e tenha sido o motivo para adiar as atividades acadêmicas na universidade. Já estou te seguindo no seu blog e fico no agurado das aulas. Abraço
    Att: Jadson França

    ResponderExcluir
  2. Ok. Jadson obrigado e parabéns pelo seu blog. Grande abraço.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO.
MENSAGENS AGRESSIVAS OU ANÔNIMAS SERÃO ELIMINADAS.