segunda-feira, 23 de agosto de 2010

LIBERDADE RELIGIOSA OU ESCRAVIDÃO

Por Belcorígenes de Souza Sampaio Júnior


Em um Estado Constitucional de Direito, NINGUÉM pode ser obrigado a pautar a sua existência pessoal na fé religiosa ou na crença em doutrina religiosa qualquer. Porém, dentro desta mesma ordem democrática, TODOS estão indelevelmente obrigados a respeitar aqueles que, LIVREMENTE, assim o fazem. Eis ai, em resumo, a essência do que se convencionou chamar de LIBERDADE RELIGIOSA.

Assim, toda espécie de conduta que indique patrulhamento ideológico/religioso é ilegal, imoral e perversa. Ilegal por ferir gravemente o ordenamento constitucional e os princípios internacionais de direito. Imoral por lançar na indecente lixeira do desrespeito todas as conquistas libertárias durante conquistadas no mundo ocidental. Perversa por constranger, oprimir e infligir desconforto ao crente, ao fiel, ao CIDADÃO que no livre exercício do seu pensamento e da sua consciência, altar maior da liberdade, evocou para si a identidade religiosa na qual se insere no mundo.

Este ser humano que ousou exercer o seu justo direito de viver em conformidade e harmonia com o que pensa e sente não pode, em razão da sua escolha, ser vilipendiado, discriminado, humilhado, preterido e desprestigiado.

Pensar diferente é autorizar o arbítrio sobre terceiros em sede de consciência e ideologia, é permitir a ronda autoritária nas categorias mais profundas da mente humana, é convenir com o patrulhamento ressentido, colérico e antijurídico dos que se sentem acima do BEM e do MAL. É coadunar com as acusações levianas, feitas aos diferentes, de estarem, estes, “aborrecidamente” exercendo o seu jus credere et habere fidem, quando em verdade a VERDADE mesma, sabemos, é uma incerteza.

Liberdade para crer ou escravidão ideológico-laicista? Não se trata aqui de uma simples questão de bom senso e sim de uma visão de futuro e cultura que queremos ter e cultivar. Diferente do confronto dialético salutar e respeitoso entre culturas opostas, que deve ser perfeitamente permitido, o assédio ao livre exercício da convicção individual, seja ela política, religiosa ou moral, ergue-se à categoria de atentado ao próprio conceito de HUMANIDADE.

2 comentários:

  1. Grande professor e amigo, o que mais presenciamos é a discriminação em nome da própria discriminação. A escravidão continua sendo utilizada bem como a discriminação étnica e religiosa. A imoralidade, a corrupção, o descaso, continuam reinando de forma assustadora afrontando as leis e princípios gravados nas pedras em que Moisés recebeu e apresentou aos nossos antepassados. Após milênios NADA mudou. Continuamos à mercê dos poderosos que tudo podem. Continuamos à mercê daqueles que insistem em afrontar a Lei Maior.
    Presenciamos a falência do respeito, dos bons costumes e princípios éticos, da moral e da educação.
    Parabéns pelo belo texto.

    ResponderExcluir
  2. Grande Antônio Passidomo,

    já lhe externei pessoalmente a grande admiração que nutro pela sua dedicação aos altos valores do direito, característica única dos verdadeiros amantes do saber. Aproveito para fazer isto agora publicamente. Lembremos sempre que: a base do trono do próprio Deus é a JUSTIÇA e o JUÍZO (Salmo 89:14 – na Bíblia Evangélica).

    Grande abraço.

    Belcorígenes.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO.
MENSAGENS AGRESSIVAS OU ANÔNIMAS SERÃO ELIMINADAS.