segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A PSEUDO-ALEGRIA DO CARNAVAL (breve reflexão)

Por Belcorígenes de Souza Sampaio Júnior

Definitivamente não sou contra a alegria. O que eu não entendo é como uma palavra tão bela e desejável como essa (ALEGRIA) possa se tornar sinônima de excessos indevidos. Neste “festival da carne” (carni-val) muitos (NÃO TODOS) acreditam possuir uma licença para “fazer” o que não seria normalmente lícito, prudente ou recomendável. Estranhamente associam “alegria” com falta de prudência e decência. Eu tenho que discordar já que “alegria” denota algo mais profundo do que meros desvarios de momento, risos estridentes, copos etílicos sempre à mão e CORPOS gratuitamente em oferta.

Entendo que quem se expõe exageradamente nesta “festa” (cometendo todos os excessos a que julga “ter direito”) está apenas demonstrando a sua infelicidade e também a sua solidão (que até fica bem disfarçada dentro de uma festa popular).

Na verdade, é por “falta de alegria” (ou sentido) com suas próprias vidas que pessoas se excedem em comportamentos autodestrutivos (da vida, da honra, da imagem), e para se justificarem perante as suas consciências (os que ainda as tem) invertem o sentido e batizam essa “desalegria” como ALEGRIA. Aliás, por falar em autodestruição eu nem sei como denominar o comportamento de quem não entrega carro, patrimônio ou casa a qualquer pessoa, mas que paradoxalmente oferece o que tem de mais valioso, O SEU PRÓPRIO CORPO, ao desfrute de um estranho qualquer. Será prostituição? Não com certeza, pois essa é menos gravosa já que se dá por dinheiro e quase sempre por falta de opção, ao contrário do que acontece nos ditos carnavais.

Quem age e vive assim está no seu lídimo direito de fazer o que quiser com sua própria vida, só não queira me convencer de que se pode realmente ser feliz desse jeito: “uma vez a cada carnaval”. Há maneiras infinitamente mais dignas e melhores de ser alegrar, e ser FELIZ de verdade.

.

2 comentários:

  1. Parabéns. É a primeira vez que leio um texto de sua autoria, justamente por pesquisar no "oráculo Google" a exata expressão que utilizou: Pseudo-alegria. Usarei seu nome e blog para disseminar esta reflexão àqueles que ainda estão à obscuridade da referida "desalegria". Saudações.

    ResponderExcluir
  2. Ok, obrigado e fico feliz caro Fernando.Grande abraço.

    ResponderExcluir

DEIXE AQUI A SUA OPINIÃO.
MENSAGENS AGRESSIVAS OU ANÔNIMAS SERÃO ELIMINADAS.